ATIVIDADE INSETICIDA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS E ÓLEO DE NEEM SOBRE THRIPS TABACI (THYSANOPTERA: THRIPIDAE)

Autores

  • Sabrina Késsia de Carvalho Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco – COOPEXVALE
  • Yuri Kelvin Silva Camacho Tavares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Andrea Nunes Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Erick Matheus Ferreira dos Santos Costa GRUPO SERIOUS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10817875

Palavras-chave:

Biopesticidas, tripes, Allium cepa, plantas medicinais

Resumo

O Thripstabaci é a principal praga na cultura da cebola, sendo controlado comumente por inseticidas químicos. Porém, esta prática é responsável em gerar contaminação de bulbos e dos recursos naturais. Diante disso, têm-se a necessidade de utilizar métodos naturais, como extratos e óleos essenciais no controle do tripes. Esse trabalho avaliou o potencial dos óleos essenciais de diferentes plantas medicinais e o óleo essencial de neem no controle de T. tabaci em condições de laboratório. Discos de papel de filtro foram tratados com os óleos essenciais à 1%, diluídos em Tween 20 a 0,5% e álcool etílico a 0,2%. Dez larvas de tripes foram colocadas sobre discos tratados dentro de placas de polietileno. Posteriormente, as placas foram fechadas com filme plástico e acondicionadas em BOD à 25±1°C, 80±5 % de UR e fotoperíodo de 12 h. O delineamento foi inteiramente casualizado com 4 repetições e 8 tratamentos, sendo seis óleos das plantas medicinais (Lippia alba, Menthapiperita, Cymbopogoncitratus, Cymbopogonwinterianus¸ Thymusvulgarise Lippiasidoides), óleo essencial de neem (Azadirachta indica) e a testemunha (sem óleo). A avaliação dos insetos foi realizada após 24 h, contando-se os insetos mortos. Os dados foram submetidos ao teste de médias e comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Das sete espécies testadas T. vulgaris e L. sidoides obtiveram 67,5% e 85% de mortalidade, respectivamente, apresentando diferenças significativas em comparação com aos demais. Os resultados indicam que as espécies T. vulgaris (tomilho) e L. sidoides (alecrim-de-vaqueiro) possuem potencial inseticida no controle do tripes da cebola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Kelvin Silva Camacho Tavares, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando Núcleo de Estudos e Pesquisas em Plantas Medicinais (NEPLAME), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Andrea Nunes Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Petrolina Zona Rural

Downloads

Publicado

2024-03-27