BEM-ESTAR, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ALGUNS APONTAMENTOS À LUZ DA PSICOLOGIA POSITIVA, DA CULTURA E DO CAMPO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10817961Palavras-chave:
Desenvolvimento humano, Psicologia positiva, Promoção da saúde, CulturaResumo
Este ensaio traz ponderações sobre bem-estar, saúde e desenvolvimento humano, à luz de elementos da Psicologia Positiva e do campo ambiental. A partir de uma revisão reflexiva e crítica, são apresentadas noções da resiliência e do bem-estar humano, em composição com os novos entendimentos sobre saúde, incluindo saúde mental, nas dimensões que superam os modelos patogênicos. A atual concepção de saúde mental refere a presença de uma vivência emocional positiva (um estado de bem-estar), manifestada pelo envolvimento ativo do sujeito na utilização das capacidades e gestão do estresse cotidiano, capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. Por fim, o desenvolvimento humano em suas interações ambientais, juntamente com as contribuições da Psicologia Positiva enfatiza a exploração de emoções e traços positivos, que reconhecidamente oferecem condições para o desenvolvimento do bem-estar, do talento humano, da resiliência, da felicidade e do florescimento, convergindo assim, para superação de problemas do cotidiano, com destaque para a consciência da relevância do campo cultural-comunitário para a promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.