AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA EM QUATRO UNIDADES PRODUTIVAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL COM BASE NA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM INDICADORES LOCAIS

Autores

Palavras-chave:

Sistemas agroecológicos. Famílias camponesas. Ferramenta. Dimensões.

Resumo

Com este trabalho, construiu-se um instrumento metodológico de forma participativa com base em indicadores locais, que permitiu avaliar a sustentabilidade da produção agroecológica, a partir de variáveis ​​sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Baseou-se em propostas construídas e validadas por outros autores, buscando ajustar, adaptar e desenvolver uma nova metodologia, mas sobretudo um instrumento didático e de fácil aplicação, em conversa com quatro famílias do leste de Antioquia, que produzem com enfoque agroecológico.

A deterioração dos solos, a diminuição da biodiversidade, a contaminação ambiental, a baixa rentabilidade, a escassez de mão de obra, a perda de serviços ecossistêmicos e a diminuição do índice de ruralidade por causas relacionadas ao modelo de desenvolvimento, são tomados como principais aspectos problemáticos.

Foram analisadas e integradas propostas existentes como MESMIS, MESILPA, que serviram de base para a construção de um novo instrumento metodológico adaptado às condições locais do território, com capacidade de ser replicado noutros locais. Esse processo esteve atrelado à participação das famílias produtoras selecionadas para este trabalho, que possuem experiência na produção agroecológica.

Os indicadores foram construídos com as famílias participantes, de forma a permitir avaliar a sustentabilidade dos sistemas de produção agroecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-26