AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA EM QUATRO UNIDADES PRODUTIVAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL COM BASE NA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM INDICADORES LOCAIS
Palavras-chave:
Sistemas agroecológicos. Famílias camponesas. Ferramenta. Dimensões.Resumo
Com este trabalho, construiu-se um instrumento metodológico de forma participativa com base em indicadores locais, que permitiu avaliar a sustentabilidade da produção agroecológica, a partir de variáveis sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Baseou-se em propostas construídas e validadas por outros autores, buscando ajustar, adaptar e desenvolver uma nova metodologia, mas sobretudo um instrumento didático e de fácil aplicação, em conversa com quatro famílias do leste de Antioquia, que produzem com enfoque agroecológico.
A deterioração dos solos, a diminuição da biodiversidade, a contaminação ambiental, a baixa rentabilidade, a escassez de mão de obra, a perda de serviços ecossistêmicos e a diminuição do índice de ruralidade por causas relacionadas ao modelo de desenvolvimento, são tomados como principais aspectos problemáticos.
Foram analisadas e integradas propostas existentes como MESMIS, MESILPA, que serviram de base para a construção de um novo instrumento metodológico adaptado às condições locais do território, com capacidade de ser replicado noutros locais. Esse processo esteve atrelado à participação das famílias produtoras selecionadas para este trabalho, que possuem experiência na produção agroecológica.
Os indicadores foram construídos com as famílias participantes, de forma a permitir avaliar a sustentabilidade dos sistemas de produção agroecológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.