SOBRE RESTRIÇÕES A ESPAÇOS RESTAURADORES EM AMBIENTES URBANOS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Flávia Oliveira Santos do Nascimento Universidade Católica de Santos
  • Fernanda Ribeiro de Araújo Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9941-9204
  • Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

meio ambiente urbano, ambientes restauradores, isolamento, covid-19

Resumo

Propondo reflexões a partir de elementos da Psicologia Ambiental, esse ensaio aborda temas relacionados a prejuízos quanto ao usufruto de ambientes restauradores públicos, em meio ambiente urbano, com o advento da pandemia da COVID-19. O conceito de ambientes restauradores apoia-se na Teoria da Restauração da Atenção e na Teoria da Recuperação Psicofisiológica do Estresse. Em ambas, a restauração advém do contato com ambientes naturais. Ambientes restauradores urbanos são particularmente entendidos como aqueles espaços de natureza (green spaces e blue spaces) presentes em cidades, de acesso público, proporcionando restauro frente às condições cotidianas estressantes. Com o controle social dos espaços e deslocamentos em busca de isolamento social para enfrentamento e contenção da pandemia, também o acesso aos ambientes restauradores das cidades foi limitado. Já o espaço doméstico, palco não mais apenas dos momentos de descanso, passou a ser também o lugar de trabalho e estudo, situação que resvala ao confinamento, em sua dimensão limitante e ansiógena. São levantadas questões a respeito de possíveis efeitos da pandemia na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Oliveira Santos do Nascimento, Universidade Católica de Santos

Advogada, especialista em Direito Empresarial. Mestre e doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Santos. Coordenadora do grupo de estudos Fashion Law da mesma universidade

Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga, pós-doutorado em Psicologia Social. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/UNIFESP-BS). Professora Associada, departamento de Ciências do Mar do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Santos-SP).

Downloads

Publicado

2023-03-26