A LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS COMO TEMA MOTIVADOR PARA A APRENDIZAGEM E A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica, Descarte de medicamentos, Sequência didáticaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática com ênfase na educação científica e ambiental envolvendo alunos de ensino médio tendo como tema motivador a temática do descarte de medicamentos. O trabalho foi embasado na aprendizagem segundo Paulo Freire, o qual propõe a ideia de que o estudante assimila o objeto de estudo fazendo uso de uma prática envolvendo a realidade a fim de desenvolver a autonomia dos estudantes através da experiência, transformando-a em pensamentos e promovendo, assim, a aprendizagem. A sequência didática compreendeu um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas com foco na aprendizagem. Os resultados obtidos sugerem que este é um recurso facilitador para uma abordagem interdisciplinar na educação, com grande potencial na formação de cidadãos conscientes e alfabetizados científica e tecnologicamente diante do tema da logística reversa de medicamentos e os impactos ambientais associados ao descarte inadequado dos mesmos. As atividades propostas e o envolvimento, interação e participação dos estudantes colaboraram não apenas para a construção da aprendizagem, como também para o desenvolvimento de habilidades e competências no trato da questão dos resíduos de medicamentos e a responsabilidade do cidadão em promover a logística reversa, ampliando a percepção ambiental e a sensibilização para a problemática ambiental, configurando-se como uma prática que atende também aos pressupostos da educação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-10-26 (2)
- 2022-09-05 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.