Producción y destino de residuosenescuelasrurales - reflexiones pertinentes

• Maria Neuza da Silva Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Produção de Resíduos, Destinação de resíduos, Escolas do Campo

O estudo discute a produção e destinação de resíduos em escolas do campo e traz algumas reflexões pertinentes a este tema, uma vez que, parece haver pouca preocupação em relação aos resíduos gerados nas áreas rurais, porém nas últimas décadas esses espaçoProductionandDisposalofWaste in Rural Schools - PertinentReflectionss passaram a desenvolver diversas outras atividades além da agricultura e da pecuária, que geram produção de resíduos. A população residente do campo, também, passou a consumir mais produtos industrializados. O objetivo do estudo foi verificar e analisar a produção e destinação de resíduos em escolas do campo, localizadas no estado do Pará e Maranhão. Esse estudo procurou responder a seguinte pergunta de pesquisa: A partir dos dados analisados nos relatórios da Pesquisa Socioeducacional II, elaborados pelos estudantes de Licenciatura em Educação da Campo, podemos dizer que os resíduos produzidos nas escolas pesquisadas são descartados de forma adequada, conforme propõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos? Esta é uma pesquisa de natureza exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema pesquisado, bem como, leitura e análise de 41 relatórios elaborados por estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa, que apresentavam dados referente à destinação de resíduos em escolas do campo. A revisão bibliográfica foi realizada a partir da leitura de artigos, livros de autores como (LOUREIRO,2012), (LEFF, 2001), (MORIM, 2015), (OLIVEIRA & WHERMANN, 2018) e outros, bem como, análise de dados secundários da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA, 2020) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022). O estudo apontou que o destino dos resíduos gerados nas escolas pesquisadas é a queima ou deixado a céu aberto, também descartados às margens de estradas ou rodovias. O estudo apontou que a destinação incorreta dos resíduos nas escolas do campo e no meio rural como um todo, pode ocasionar diversos problemas de natureza socioambiental, tais como: contaminação do solo, das águas subterrâneas, de rios e igarapés, bem como, queimadas que podem alcançar proporções incontroláveis, pode também afetar a saúde da população devido a proliferação de insetos vetores de doenças como dengue dentre outras.

Maria Neuza da Silva Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).