A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO SABERES E PRÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

• Maria Antoniêta de Oliveira Costa Universidade Federal do Piauí
  • Armstrong Miranda Evangelista Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Prática Docente, Piauí

Resumo

A Educação Ambiental - EA apresenta-se como uma importante forma de educação, que percorre os diversos segmentos da sociedade, permitindo o desenvolvimento de um pensar crítico e necessário na contemporaneidade. Essa temática atravessa o campo teórico de várias ciências, que têm desenvolvido cada vez mais pesquisas na área, tendo a preocupação de debater o modelo de desenvolvimento econômico do período atual da globalização. Sendo assim, a Educação Ambiental - EA, possibilita meios de intervenção educativa, criando condições para atividades práticas na escola, envolvendo diversas áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe discutir uma proposta de prática pedagógica por meio da Educação Ambiental nas aulas de Geografia. O objetivo central, consiste em analisar a percepção dos alunos sobre Educação Ambiental pelo viés do ensino de Geografia em uma escola de ensino fundamental. Trata-se de um trabalho teórico e prático, aliado de uma revisão bibliográfica, feita a partir da consulta de diversos trabalhos acerca do tema, considerando livros, artigos científicos, materiais disponíveis na internet para subsidiar as leituras e reflexões discursivas, pretendendo-se com isso reunir condições para construir uma proposta de aplicação de práticas de Educação Ambiental no cotidiano escolar. Com isso visamos ressignificar a educação geográfica na relação conteúdo-método, identificando questões ambientais de diferentes espacialidades urbanas, em um primeiro momento, e de uma localidade específica, no segundo momento, tendo como lócus uma escola da rede pública do município de São Raimundo Nonato - PI.

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antoniêta de Oliveira Costa, Universidade Federal do Piauí