PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE COMUNIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM/PA A PARTIR DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Sensibilização socioambiental, Práticas sustentáveis, Políticas públicasResumo
Este estudo faz uma análise acerca da percepção socioambiental dos participantes das iniciativas de Educação Ambiental promovidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, mediante a implementação da política pública "TerPaz", nos bairros Terra Firme (Belém) e Icuí-Guajará (Ananindeua). A metodologia empregada consiste na aplicação de questionários para a coleta de dados após as oficinas de "Reaproveitamento de resíduos sólidos domésticos e empreendedorismo", cujas respostas foram submetidas a uma análise qualitativa e quantitativa a fim de avaliar as percepções e opiniões dos participantes acerca do tema abordado. Os resultados apontaram para uma percepção dos envolvidos quanto à importância de uma gestão mais responsável e equilibrada dos recursos naturais, em consonância com os princípios da sustentabilidade ambiental, social e econômica, como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais sustentável e comprometida com a qualidade de vida das pessoas. Essa interconexão entre economia, sociedade e meio ambiente pode ser explorada como uma estratégia para o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a adoção de práticas sustentáveis em contexto de vulnerabilidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.