EFEITO DE SÓLIDOS SUSPENSOS DE PAPEL HIGIÉNICO DESINTEGRADO EM ESGOTOS SOBRE O COMPORTAMENTO DE BIORREATORES COM BIOMASSA IMOBILIZADA
Palavras-chave:
Águas residuais, Biorreatores de leito submerso, Efeito do papel higiênicoResumo
Nas estâncias turísticas, o papel higiénico é frequentemente descarregado nas sanitas, levando à formação de grandes quantidades de sólidos em suspensão nas águas residuais. Neste estudo, foi avaliada experimentalmente o efeito de sólidos em suspensão provenientes da desintegração de papel higiênico no desempenho de reatores aeróbios com biomassa imobilizada e leito submerso, bem como a eficácia do processo de coagulação-floculação-sedimentação (CFS). realizado para a remoção de sólidos antes do reator biológico. Foram utilizados dois reatores, cada um com volume total de 109 L com três zonas: uma interna onde é instalado o empacotamento, outra periférica onde as partículas se depositam e um fundo cônico onde se acumula o lodo. Um sistema CFS foi instalado antes do primeiro reator e o outro foi alimentado diretamente com água bruta. A embalagem era feita de fita de polietileno, cortada em tiras inseridas em um eixo vertical e tinha área específica de 1.098 m2 m-3. Foi determinado que os SST na água residual, de 2.000-15.000 mg L-1, causam problemas de entupimento do leito, deterioram gradativamente o processo de degradação, inibem o processo de nitrificação e provocam o colapso do processo, para o qual devem ser removido da água e o processo CFS pode ser usado com sucesso para esta finalidade. Concentrações de sólidos em suspensão de 328±244 mg L-1 não prejudicam o desempenho dos biorreatores e aplicando uma carga orgânica de 1,8 gCOD•m-2•d-1 e um tempo de residência hidráulica de 33 h, a matéria orgânica pode ser removida simultaneamente e nitrogênio Kjeldahl total, de 95,6±3,8% e 78,3±8,3%, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-10-26 (2)
- 2022-09-05 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.