Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO

É necessário o cadastro do autor no sistema para a submissão de trabalhos e posterior acesso por meio de login e senha. O acesso pode ocorrer em uma conta existente ou através de registro de uma nova conta.

Não há cobrança de taxa para a submissão de manuscrito. Caso o manuscritos seja aprovado o autor deverá realizar o pagamento da taxa de publicação no valor de U$ 30,00 (trinta dólares), conforme dados bancários abaixo:

Banco: 0260 – Nu Pagamentos SA – Nubank
Agência: 001
Conta Corrente: 53956548-9
PIX: revistaverdedasustentabilidade@gmail.com
Titular: Deise Cristiane do Nascimento

• O valor do dólar deverá ser calculado pelo valor da taxa oficial do dólar comercial do dia da submissão.

• A submissão não é garantia de aprovação e publicação do manuscrito.

• Não será possível a publicação sem o pagamento da taxa. Com exceção de publicações especiais e bonificadas pelo Conselho Editorial.

• O comprovante de pagamento da taxa de publicação deverá ser enviado para o email: revistaverdedasustentabilidade@gmail.com e anexado na área de Submissão.

No cadastro de submissão haverá a opção para o autor participar do Conselho de Avaliadores Ad hoc da Revista Verde - Green Journal, o qual será analisado pelo Conselho Editorial da Revista Verde - Green Journal.

Para mais informações sobre a Revista Verde - Green Journal, além destas Normas, consulte o Regimento e Estatuto.

A submissão de um manuscrito implica que:

a) o trabalho submetido não foi publicado antes. Com exceção da Tradução, cuja obra deve ser inédita no Brasil;

b) o texto para submissão esteja em formato Microsoft Word, (desde que não ultrapassem 2MB);

c) as figuras e tabelas estejam em formatos de arquivo padrão e inclua em cada arquivo as informações: título do artigo, nome do periódico, nomes dos autores; filiação e endereço de e-mail do autor para correspondência;

d) sejam enviados todos os documentos suplementares solicitados na submissão pelas políticas editoriais;

e) o trabalho não apresente mais de seis (6) autores;

f) não esteja submetido simultaneamente para publicação em nenhum outro lugar;

g) a publicação seja aprovada por todos os coautores;

h) anuência das autoridades responsáveis ​​- implícita ou explicitamente - do instituto onde o trabalho foi realizado, quando for o caso. Assim, os editores e a revista não serão responsabilizados legalmente caso haja qualquer reclamação de indenização;

i) a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando submetido para avaliação por pares;

j) No mínimo 50% das Referências Bibliográficas de cada trabalho devem ser de obras publicadas a menos de 5 (cinco) anos.

Observação:

Os autores que desejam incluir figuras, tabelas ou passagens de texto que já foram publicadas em outro lugar devem obter permissão do(s) proprietário(s) dos direitos autorais e incluir evidências de que tal permissão foi concedida ao enviar seus artigos; ou fazer referência aos seus autores, quando for o caso. Qualquer material recebido sem tais evidências de autoria de terceiros será considerado como originado dos próprios autores.

ORIENTAÇÕES PARA OS AUTORES

A Revista Verde - Green Journal aceitará para publicação as seguintes formas de divulgação científica:

  1. Artigo Científico : manuscrito oriundo de pesquisa original, dedicado à publicação de trabalhos conclusos ou com conclusões parciais, sob a forma de artigo, resultantes de pesquisas originais ou de revisão. Os artigos deverão ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo). Entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas.

  1. Nota científica : categoria de manuscrito científico que descreve uma técnica, uma nova espécie ou observações e levantamentos de resultados limitados, porém com o mesmo valor de um artigo científico, pois baseia-se no seu conteúdo e mérito científico. No entanto, pode tratar-se de um trabalho preliminar, simples e não definitivo sobre determinado assunto, com publicação justificada pelo seu ineditismo e contribuição para área. Entre 3 (três) e 15 (quinze) páginas.

  1. Resenha : é o trabalho narrativo, descritivo ou dissertativo, no qual se descreve as propriedades de determinada obra, resume-se e apresenta-se sua conclusão, sua metodologia, expõe-se o referencial teórico do autor, apresenta-se uma avaliação da obra, indica-se o público-alvo. Deve ser sintética, interpretativa e crítica. Trata-se de um resumo crítico de obras nas áreas de conhecimento ligadas aos temas socioambientais e de sustentabilidade ambiental. Entre 5 (cinco) e 15 (quinze) páginas.

  1. Entrevista : espaço para a publicação de opiniões e/ou declarações de profissionais nas áreas de conhecimento da Revista Verde - Green Journal que envolvam questões socioambientais pertinentes, formuladas de maneira sucinta e resposta restrita à pergunta formulada, com a indicação da pessoa entrevistada, titulação e resumo das atividades profissionais. Entre 3 (três) e 15 (quinze) páginas.

  1. Relato de caso e de experiência : é descrição de uma experiência, processo prático, execução de um serviço ou atividade extensiva. Entre 5 (cinco) e 20 (vinte) páginas.

  1. Ensaio teórico : é a análise de conteúdos teóricos, levando em consideração os questionamentos dos modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Especificações gerais idênticas às dos relatos de pesquisa Entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas.

  1. Revisão bibliográfica : análise abrangente de literatura sobre um assunto de interesse para as áreas de conhecimento das Revistas abrangendo os principais periódicos da área em nível nacional e internacional. Entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas.

  1. Tradução : adaptação ou tradução para o português de trabalhos inéditos no Brasil, conforme tipos supracitados. O tradutor deve possuir e apresentar documento de autorização do autor ou detentor dos direitos autorais para publicação ou utilização da obra originária, caso esta não esteja em domínio público (70 anos após a morte do autor), em acordo com a Convenção de Berna. Entre 5 (cinco) e 40 (quarenta) páginas.

Um modelo de trabalho dentro dos padrões de formatação da Revista Verde - Green Journal poderá ser acessado aqui.

As publicações devem ser produtos de pesquisa nos temas e linhas definidas na política editorial da revista, enviados via eletrônica e editados em português, espanhol ou Inglês.

Um parecer de aprovação de um Comitê de Ética institucional deve obrigatoriamente ser apresentado na submissão quando a pesquisa envolve seres humanos e animais. Como alternativa, poderá ser enviado um dos modelos a seguir: Declaração de pesquisa com Humanos.doc ou Declaração de pesquisa com animais.doc. As declarações devem ser enviadas com assinaturas e em formato PDF.

Todos os autores devem se cadastrar nos metadados de submissão. Além disso, na submissão deve ser anexado, como documento suplementar, a Declaração de Concordância e Responsabilidade Autoral assinada por todos os autores. Veja modelo aqui.

1. Modelo de Composição do Manuscrito

  1. Título : deve ser conciso e informativo, aconselha-se não mais que 20 palavras. Na língua nativa e traduzido para outras duas línguas oficiais da Revista Verde - Green Journal.

  1. Informações sobre o(s) autor(es): Os nomes dos autores deverão ser separados por ponto e vírgula e escrito sem abreviações. Permitido no máximo 6 autores. Colocar referência de nota no final do último sobrenome de cada autor para fornecer, logo abaixo, endereço institucional e E-mail. Na versão submetida a avaliação não deve constar os nomes dos autores.

  1. Resumos : Forneça um resumo de 150 a 250 palavras. O resumo não deve conter abreviaturas indefinidas ou referências não especificadas. Para os artigos escritos em inglês, título, resumo e palavras-chave deverão, também, constar em português, vindo em ambos os casos primeiro no idioma principal.

  1. Palavras -chave: no mínimo (3) e no máximo (5) palavras-chave que não façam parte do Título, separadas por vírgula e com a primeira letra da primeira palavra maiúscula e o restante em minúscula.

  1. Introdução: deve ser destacado a relevância da pesquisa por meio de revisão literária e ter máximo 2 páginas. Deve conter resultados de pesquisas relacionadas e elementos necessários que justifique a importância do trabalho, no último parágrafo o(s) objetivo(s) da pesquisa.

  1. Métodos: Deve conter detalhes de informações que possibilitem a reprodução da pesquisa realizada por outros pesquisadores.

  1. Resultados e Discussão: os resultados obtidos devem ser discutidos e interpretados à luz da literatura científica do tema atual. Para entrevista pode ser utilizado outros títulos.

  1. Conclusões: devem ser baseadas nas discussões dos resultados apresentados, sem apresentar comentários ou explicações adicionais, de forma sucinta e direta. Opcional para entrevista.

  1. Agradecimentos (opcional): agradecimentos a pessoas, instituições, doações, fundos etc. Os nomes das organizações financiadoras devem ser escritos por extenso.

  1. Referências ( Opcional para entrevista):

Citação : Cite as referências no texto por nome e ano entre parênteses. Alguns exemplos:

- Pereira et al. (2006) relataram descobertas semelhantes quando [...]

- A pesquisa desenvolvida abrangeu muitas disciplinas (Wilson, 2020).

- Este resultado foi amplamente observado (Kano, 2008; Gurgel et al., 2010; Oliveira & Mai, 2015; Melo et al., 2019) durante [...]

Os autores devem seguir as diretrizes oficiais American Psychological Association (APA) versão 7.

Lista de Referências :

  1. A lista de referências deve ser obrigatoriamente pelo menos 50% de artigos publicados nos últimos 5 (cinco) anos.

  2. Deve incluir apenas trabalhos citados no texto e que tenham sido publicados.

  3. Comunicações pessoais e trabalhos não publicados devem ser mencionados apenas no texto.

  4. Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, as citações deverão ser apenas das referências originais.

  5. Não serão aceitas referências de Anais de congressos. São aceitas as referências de trabalhos de conclusão de curso (dissertação e teses). Se disponível, sempre inclua DOI com link completo em sua lista de referência. Exemplos:

Artigos de Revistas:

Allen, R. G., Pereira, L. S., Raes, D., & Smith, M. (1998). Crop evapotranspiration - Guidelines for computing crop water requirements . irrigation and Drainage Paper 56. Rome: FAO. http://www.fao.org/docrep/X0490E/X0490E00.htm

Artigos pelo DOI

Hong, I., Knox, S., Pryor, L., Mroz, T. M., Graham, J., Shields, M. F., &Reistetter, T. A. (2020). Is referral to home health rehabilitation following inpatient rehabilitation facility associated with 90-day hospital readmission for adult patients with stroke? American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation. Advance online publication. https://doi.org/10.1097/PHM.0000000000001435

Outros (estados, Instituições, Empresas etc.)

BRASIL (2004). Ministério da Saúde. Secretaria da Vigilância Sanitária. Portaria n° 216, de 15 de setembro de 2004. Aprova o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Diário Oficial da União. Poder Executivo.

EMBRAPA. (2018). Sistema brasileiro de classificação de solos (5th ed.). Brasilia, DF. Brasil: Embrapa Soils.

2. Formatação do Manuscrito

  1. Texto:

  1. Deve ser escrito utilizando processador Word for Windows 2019 ou superior, usando fonte Times New Roman, tamanho 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 e o parágrafo de 0,75 cm.

  2. A página deverá ser papel A4, orientação retrato, margens superior e inferior de 2 cm e esquerda e direita de 1,5 cm, no máximo de 20 páginas com números de linhas para artigos e 10 páginas numeradas para nota científica.

  3. Todos os itens principais (ex. 1 Introdução, 2 Material e Métodos etc.) devem estar em negrito e somente a primeira letra maiúscula; os subitens (Ex. 2.1 Área de estudo etc.) somente em itálico e iniciando também com letra maiúscula. Todos alinhados à esquerda.

  4. As grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

  1. Tabelas e Figuras

Tabelas :

  1. As tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e citadas em ordem numérica consecutiva, logo abaixo do parágrafo onde foram citadas a primeira vez. Exemplo de citações no texto: Tabela 1; Tabela 2.

  2. Para cada tabela, forneça uma legenda (título) explicando os componentes da tabela.

  3. Identifique qualquer material publicado anteriormente, fornecendo a fonte original na forma de uma referência no final da legenda da tabela.

  4. As notas de rodapé das tabelas devem ser indicadas por letras minúsculas sobrescritas (ou asteriscos para valores de significância e outros dados estatísticos) e incluídas abaixo do corpo da tabela.

  5. O texto das tabelas deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 8-10.

  6. As tabelas não devem ter tracejado vertical e o mínimo de tracejado horizontal.

  7. As legendas das tabelas começam com o termo Tab. Em negrito, seguido do número da tabela, também em negrito (ex. Tab. 1, Tab. 2 etc.);

  8. Nenhuma pontuação deve ser incluída após o número, nem qualquer pontuação deve ser colocada no final da legenda.

Figuras:

  1. Assim como as tabelas, as figuras devem ser numeradas em algarismos arábicos e citadas em ordem numérica consecutiva, logo abaixo do parágrafo onde foram citadas a primeira vez. Exemplo de citações no texto: Figura 1; Figura 2 etc;

  2. O texto das figuras deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 8-10. Não use linhas e / ou letras esmaecidas e verifique se todas as linhas e letras nas figuras são legíveis no tamanho final;

  3. As legendas das figuras começam com o termo Fig. em negrito, seguido do número da figura, também em negrito, por exemplo, Fig. 1, Fig. 2;

  4. Nenhuma pontuação deve ser incluída após o número, nem qualquer pontuação deve ser colocada no final da legenda;

  5. As figuras não devem ter bordadura e suas curvas (no caso de gráficos) deverão ter espessura de 0,5 pt, podendo ser coloridas, mas sempre possuindo marcadores de legenda diversos;

  6. Desenhos de linhas digitalizados e desenhos de linhas em formato bitmap devem ter uma resolução mínima de 600 dpi;

Observação : Para não se tornar redundante, as figuras não devem ter dados constantes em tabelas.

Informações Complementares:

  1. A numeração das equações deverá estar entre parênteses e alinhado à direita;

  2. As equações deverão ser citadas no texto conforme os seguintes exemplos: Eq. 1; Eqs. 3 e 4;

  3. Todas as letras de uma sigla devem ser maiúsculas, ex. EMBRAPA, FAO etc;

  4. Os valores numéricos no texto devem ser escritos conforme mostra abaixo. Considerando o formato correto o que se encontra no lado direito da igualdade:

09 horas = 09 h; 40 minutos = 40 min; 6 l (litros) = 6 L; 75 ml = 75 mL; l/s = L s-1; 40oC = 40 oC; 0,12 m 3/min/m = 0,12 m3 min-1 m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; 4 toneladas = 4 t; mm/dia = mm d -1; 5x3 = 5 x 3 (deve ser separado); 32,2 - 61,5 = 32,2–61,5 (deve ser junto);

  1. A % é a única unidade que deve estar junto ao número (60%).

  2. Apenas o último valor deve receber a unidade: Exemplos: 40 m e 60 m = 40 e 60 m; 52,1%, 65,5% e 80,2% = 52,1, 65,5 e 80,2%.

Edição da Língua do Manuscrito

A Revista Verde - Green Journal publica pesquisas nas línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa. Portanto, para que os editores e revisores avaliem com precisão o trabalho apresentado em seu manuscrito é preciso que o idioma usado seja de qualidade para ser compreendido. Caso necessite ajuda em alguma língua, deve considerar:

  1. Obter uma verificação gramatical on line rápida e gratuita;

  2. Pedir a um colega proficiente na língua requerida que revise seu manuscrito para maior clareza;

  3. Visitando o tutorial de língua requerida que cobre os erros comuns ao escrever em português, espanhol ou inglês;

  4. Usar um serviço profissional de edição de idiomas onde os editores irão melhorar a escrita para garantir que o seu significado seja claro e identificar os problemas que requerem sua revisão.

Observação: Textos de má qualidade da escrita da língua serão rejeitados e devolvidos ao(s) autor(es).

Responsabilidades Éticas dos Autores

  1. Esta revista tem o compromisso de manter a integridade do registro científico;

  2. O manuscrito não deve ser submetido a mais de uma revista simultaneamente;

  3. O trabalho submetido deve ser original e não deve ter sido publicado em outro lugar em qualquer forma ou idioma;

  4. Um único estudo não deve ser dividido em várias partes para aumentar a quantidade de submissões e submetido a vários periódicos ou um periódico ao longo do tempo;

  5. Os resultados devem ser considerados de forma clara, honesta e sem fabricação, falsificação ou manipulação inadequada de dados;

  6. Nenhum dado, texto ou teorias de terceiros deve ser considerados como se feito do próprio autor ("plágio");

  7. Os autores devem certificar-se de que possuem permissão para o uso de software, questionários / pesquisas (web) e escalas em seus estudos (quando apropriado).

Observação : a revista pode usar software para triagem de plágio.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.