Análisisdel papel plan de manejo de laregiónhidrograficade Banabuiú em articulación com los objetivos de desarrollosostenible (ONU)

Autores/as

  • Antônia Amanda Alves da Silva Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Lucas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palabras clave:

Recursos Hídricos, Banabuiú, PGRH, ODS, Ordenamento

Resumen

O artigo buscou refletir sobre o papel dos Programas e Ações da Região Hidrográfica do rio Banabuiú, parte do Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica (PGRH), na articulação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para promover esse objetivo, foi utilizada análise do discurso adaptado de Phillips e Lowrence (2004). Essa foi centrada na análise do discurso dos PGRH, contando com a presença de um conjunto de termos selecionados associados aos ODS relacionados com uso da água, escassez e disponibilidade hídrica. Após a aplicação do modelo analítico, foram obtidos dados baseados nos Planos de Ação da sub-bacia supramencionada, que revelam a perspectiva integrativa do PGRH com os ODS. Por meio desses dados, foi analisado que não somente os termos selecionados não estão presentes em algumas ações, mas também que a frequência em que alguns termos aparecem é mínima, isso associado aos ODS traduz uma preocupação não prioritária, mas também considerada relevante, com o cumprimento da Agenda 2030, ou seja, uma ansiedade evidenciada em solucionar os problemas mediante ao cenário de escassez hídrica vivenciado pela região que compreende a bacia hidrográfica. Os resultados da pesquisa permitem auxiliar de forma significativa no planejamento e ordenamento dos recursos hídricos, através da melhor designação dos Programas e Ações da Região Hidrográfica do rio Banabuiú, e a partir disso contribuir para o melhoramento dos processos de avaliação e tomada de decisão dos órgãos gestores dos recursos hídricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônia Amanda Alves da Silva, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Quixadá.

Lucas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Quixadá

Publicado

2024-07-28