Educación ambiental: disposicioneslegales relevantes para laformación de docentes en Rondônia

• Kellyson Silva de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patricia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Integração Curricular, Formação Profissional, Políticas Educacionais

A educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente em um mundo marcado por desafios ambientais crescentes. Nesse contexto, em que os desafios ambientais são cada vez mais graves, a formação de professores torna-se um fator de relevante importância para a construção de um futuro sustentável. Os professores são os responsáveis por transmitir conhecimentos e valores relacionados à consciência ambiental às futuras gerações.O objetivo desta pesquisa foi investigar as disposições legais pertinentes à formação de professores em Rondônia, com foco na educação ambiental. A pesquisa visou analisar quais as políticas públicas e regulamentações educacionais em Rondônia instituem a inclusão obrigatória da educação ambiental nos currículos de formação de professores no ensino superior, considerando a legislação nacional. A incorporação da educação ambiental nos currículos de formação de professores é um desafio complexo, influenciado pelas políticas públicas educacionais de cada região. No estado de Rondônia, que está inserido na Amazônia Sul-Ocidental brasileira, a biodiversidade torna a educação ambiental uma prioridade. A pesquisa utiliza métodos qualitativos, incluindo revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados destacam a existência de marcos legais que instituem a educação ambiental em todos os níveis de ensino no Brasil, mas também apontam desafios na implementação efetiva das normativas a nível estadual, e ainda falta de capacitação, recursos e coordenação entre instituições educacionais. Além disso, evidencia-se a escassez de pesquisas sobre educação ambiental na formação de professores em Rondônia, o que representa um desafio para o desenvolvimento sustentável da região.

Kellyson Silva de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Titular da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul -